logo

OLHO SECO ardor no olho, queimação no olho, corpo estranho no olho, olho irritado, secura nos olhos, síndrome do olho seco, olhos lacrimejantes.

OLHO SECO, ardor no olho, queimação no olho, corpo estranho no olho, olho irritado, secura nos olhos, síndrome do olho seco, olhos lacrimejantes.

OLHO SECO

O olho seco ou Ceratoconjuntivite Sicca caracteriza-se por ser uma alteração multifatorial e sintomática da superfície ocular e é, frequentemente, referido pelo paciente por queixas subjetivas como ardor, queimação e sensação de corpo estranho. Este quadro de irritação ocular pode levar ao aumento do filme lacrimal e, incoerentemente, o paciente pode apresentar lacrimejamento.

Os sintomas variam de intensidade de acordo com o quadro clínico, podendo ser intensos. Os casos moderados de olho seco apresentam sensação de corpo estranho, prurido, queimação, e hiperemia conjuntival moderada. Os sintomas pioram à tarde ou à noite e são suaves ou ausentes logo ao despertar. Havendo uma ceratite severa, ocorre turvação da visão, dor e fotofobia. A dor é agravada pelo piscar e pelos movimentos palpebrais. Frequentemente o paciente é incapaz de produzir lágrima quando está sob estresse psíquico ou irritativo.

Como toda doença crônica, o tratamento envolve desafios e frustrações, sendo algumas vezes necessário o suporte psicológico pela impossibilidade de cura. A meta do tratamento para o olho seco é aliviar os sintomas, repor e preservar o filme lacrimal pré-corneano.

Sua opinião é muito importante para nós!

Preencha o formulário abaixo e deixe sua mensagem que retornaremos em breve.